28 de janeiro de 2011

PROFESSORES BRASILEIROS GANHAM 40% A MENOS DO QUE OUTROS PROFISSIONAIS

     O ministro de Estado da Educação do Brasil, Fernando Haddad anunciou em janeiro que os profissionais da educação no Brasil com diploma universitário ganham salário 2/3 menor do que outros profissionais com a mesma formação. O estudo é do Banco Mundial (BM).
     A pesquisa mostra que os professores se tornaram profissionais de baixa categoria no país e consequentemente fica difícil atrair novos estudantes de pedagogia ou licenciatura.
     “O que nós estamos pretendendo para a próxima década é diminuir a diferença, se possível zerar, entre o salário médio do docente [de escola pública] com nível superior e o salário médio dos demais profissionais não docentes, porque hoje o professor ganha em média 60% do que ganham os profissionais de outras áreas”.
     Os professores que se formam no Brasil, revelou a pesquisa, são do terço inferior do Ensino Médio, ou seja, os jovens com menores notas ao contrário de países com alto desenvolvimento de educação, como Cingapura, Coreia do Norte e Finlândia que são do terço superior do EM.
     Ficou evidente ainda a burocracia das escolas públicas brasileiras, onde os professores perdem a maior parte do tempo de suas aulas fazendo atividades fúteis como chamada e recolhendo deveres de casa. No RJ, por exemplo, esse tempo é de 31% e o recomendado pela OCDE (entidade internacional) é de 15%, no máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira diz que o autor do blog é responsável pelo conteúdo aqui publicado, inclusive quanto a comentários; portanto, a equipe F5Brasil se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. O anônimato será reprimido, comentários caluniosos, ofensivos, que envolvam falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa NÃO SERÃO ACEITOS! Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, assim como os famosos "SPANS". Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós e para que possamos nos manter na integridade de poder reclamar sobre assuntos que nos interessam, para que possamos exercer nossos direitos.

Direção-geral da equipe F5Brasil, OBRIGADO POR PARTICIPAR!
Deixe o seu comentário logo abaixo!