4 de fevereiro de 2011

Filosofando: HÁ ESPERANÇA

por Fernando Luiz*
        Constantemente ouço frases como “este mundo está perdido”, “como as pessoas se tornaram mesquinhas” e “é o fim do mundo”. Também, não é preciso procurar muito para vermos roubos, assassinatos, casos de estupros, abandono de crianças. Sempre fiquei pasmo com essas coisas e punha-me a questionar o que mais seria possível.
         Entretanto, as tragédias ocorridas na região serrana do Rio me fizeram a reavaliar meus conceitos a esse respeito. Pessoas que perderam casas, o próprio trabalho foi destruído, a família soterrada e as perspectivas pulverizadas. Mesmo em meio a tantas catástrofes a solidariedade humana foi algo mais vigoroso que a tempestade, resistiu mais que as montanhas e serras. O homem foi capaz de esquecer a si mesmo para dobrar-se ao semelhante. O consumismo deu lugar à fraternidade, a ambição econômica se sujeitou ao altruísmo, a mão que auxilia foi mais valorizada que o cartão de crédito.
         Amigos, vizinhos e até desconhecidos se sujeitaram a dias e noites sem descanso não mais para refletir sobre seus problemas, mas para auxiliar os alheios. Pessoas como Luiz Otávio de Sousa, 39 anos, que fizeram da própria dor uma catapulta para lançar-se aos semelhantes. 

*Fernando Luiz é graduado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Santa Clara e São Francisco (Mococa-SP) e docente de Ética e Responsabilidade, Filosofia e Sociologia do Colégio UNIESP de Birigui.

O conteúdo publicado nesta coluna é de total responsabilidade do seu autor.
Ele não expressa necessariamente a opinião do grupo F5Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira diz que o autor do blog é responsável pelo conteúdo aqui publicado, inclusive quanto a comentários; portanto, a equipe F5Brasil se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. O anônimato será reprimido, comentários caluniosos, ofensivos, que envolvam falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa NÃO SERÃO ACEITOS! Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, assim como os famosos "SPANS". Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós e para que possamos nos manter na integridade de poder reclamar sobre assuntos que nos interessam, para que possamos exercer nossos direitos.

Direção-geral da equipe F5Brasil, OBRIGADO POR PARTICIPAR!
Deixe o seu comentário logo abaixo!