4 de fevereiro de 2011

Então tá: MONSTROS DO ID

        Há um tempo atrás, em um tedioso final de semana, resolvi ir à uma locadora para alugar uns filmes e passar pelo grande tormento que era a "chatice".
        Chegando lá encontrei um filme que me chamou a minha atenção não pela capa, mas pelo seu título... "Onde vivem os monstros”.
        Acabei alugando ele. Estava muito ansioso para assisti-lo e “descobrir” aonde os monstros vivem.
        No filme, um garoto chamado Max briga com sua mãe por se sentir muito sozinho depois do divorcio dos pais. Ele foge com muito ódio, pega um bote e vai para uma ilha onde vivem seis monstros.
        O interessante desse filme é que os monstros são sentimentos como as carências, os ciúmes, as raivas, os medos e o amor que se tornam tão delicados e difíceis de se viver e conviver com eles. Somos seres solitários e amáveis, incompreensíveis e difíceis.
                Mas onde eu quero chegar com tudo isso?
Quero chegar a um cara chamado "Freud". Ele fez um estudo uma vez sobre o nosso "ID".
        Sim, caros mortais... "Existe um lugar que todos temem. Um lugar profundo escuro, terrível. O lugar onde nasce todo o mal do mundo. Todos conhecemos esse lugar. Todos sabemos que ele existe. Mas não queremos lembrar dele. Não queremos porque temos medo... vergonha... aversão... Não queremos lembrar desse lugar maligno porque ele está DENTRO DE NÓS" (Mauricio de Souza. Turma da Mônica Jovem - edição n°15).
        Eu vou explicar isso um pouco melhor: nós temos o “ID”, que podemos colocar como o “diabo”. Ele é o que há de mais obscuro no nosso ser inconsciente - nossas vontades e desejos primitivos como matar aquela pessoinha chata ou dar uns “amassos mais ousados” naquela pessoa que nos atrae. Em compensação temos o “superego” que é o “anjo”,aquele que controla o "ID" com a moral e a educação que recebemos da sociedade (ufa... ainda bem né?!)
        E depois vem o ego... que somos nós mesmos...aquele que sofre a pressão do “fazer ou no fazer”.
        Agora que vocês sabem da mente sombria que temos... tentem controlar o monstro que você tem dentro de você mesmo. Não faça como "Darth Vader", vilão da série “Star Wars”, deixando o lado sombrio vir à tona.
        Nenhum ser humano é livre de defeitos, e todos possuem um lado obscuro. Mas cabe a cada um controlar o seu monstro.
        E a parte mais legal é essa... tentar controlar nosso "monstrengo" feio e cheio de verrugas principalmente na faze em que estamos atravessando... a tão crítica adolescência em que temos todas as nossas crises existenciais, entre o "ID", o superego e o ego.

O conteúdo publicado nesta coluna é de total responsabilidade do seu autor.
Ele não expressa necessariamente a opinião do grupo F5Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira diz que o autor do blog é responsável pelo conteúdo aqui publicado, inclusive quanto a comentários; portanto, a equipe F5Brasil se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. O anônimato será reprimido, comentários caluniosos, ofensivos, que envolvam falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa NÃO SERÃO ACEITOS! Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, assim como os famosos "SPANS". Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós e para que possamos nos manter na integridade de poder reclamar sobre assuntos que nos interessam, para que possamos exercer nossos direitos.

Direção-geral da equipe F5Brasil, OBRIGADO POR PARTICIPAR!
Deixe o seu comentário logo abaixo!